Dia da Criança

Para comemorar o Dia Internacional da Criança, na EB de Gândara dos Olivais, tivemos o privilégio de assistir a um maravilhoso concerto, a quatro mãos, pela dupla Labaq e Nuno Rancho. Labaq, oriunda de S. Paulo, Brasil, traz consigo uma composição estética fina, voz doce e delicada, cuja música e letra funcionam como um manifesto artístico-político, com a reivindicação de que cada um pode ser o seu próprio farol. 
Nuno Rancho, natural de Leiria, é dono de uma voz poderosa e encontra a sua zona de conforto quando compõe e canta em inglês. Recria músicas de vários autores, incluindo de artistas da família Omnichord. 
 Os alunos foram surpreendidos pelos cantautores, com um repertório diverso, no mundo da música alternativa. Foi uma oportunidade para os alunos alargarem o seu conhecimento musical e contactarem de perto com os artistas.
 Dias antes, na biblioteca, os alunos fizeram cartazes de boas-vindas e o retrato de cada um dos músicos, que ofertaram aos mesmos depois do espetáculo. 
Tal como todos nós, os músicos saíram de alma cheia, com vontade de voltar, tão acarinhados que foram. 
Algumas ideias dos alunos, dignas de nota: 
 "Eu adorei, foi maravilhoso o concerto. Todas as músicas foram inspiradoras, também adorei os cantores. Foram extremamente simpáticos."
 "Eu gostei muito das canções e dos artistas. Gostei muito do concerto. Estão de Parabéns." 
"Eu achei que ia ser uma seca, mas quando começaram eu adorei." Adorei a última música que a Labaq cantou "Preta, preta, pretinha." 
"Eu achei a música lindíssima e inspiradora..." 
"Foi o melhor concerto da minha vida! Cinco estrelas!"
 "Quando a Labaq começou a cantar, surpreendeu-me." Adorei a música "Preta, preta, pretinha." 
"Eu gostei muito das músicas em inglês, do Nuno Rancho, pois me identifico melhor. Foi muito bom." "No início, achava que não era tão bom, mas quando eles começaram a cantar, foi evoluindo até ao topo." 
"Eu gostei das músicas e dos autógrafos. "Eu achei que a atividade foi incrível." Os artistas estão de Parabéns e foram pacientes com o público." "Aquele concerto inspirou-me." 

 Um Dia Internacional da Criança que será, certamente, recordado como muito especial, com um brinde da música.