Festa de Natal na EB de Gândara dos Olivais

 Desta vez, o ”palco” abriu-se para a Companhia de Teatro LEIRENA. Em cena, esteve uma peça baseada no conto de Natal de Miguel Torga, a viagem de regresso de “Garrinchas” à sua terra para passar as festividades natalícias.
Dois atores e um músico conduziram-nos por esta viagem, e tornaram-na verdadeiramente alucinante… A distância, a falta de dinheiro e as pessoas com quem se cruza o mendigo Garrinchas, não o ajudam, mas com muita persistência acaba por chegar ao destino e o final, não sendo espetacular, tem uma beleza de significado enorme.
Embora sem conhecerem a história, os alunos participaram ativamente na “viagem”, pois as habilidades dos atores preencheram de ação cada momento, mantendo o seu público bem agarrado. Pela complexidade do texto, temos dúvidas se os atores conseguiram passar algumas das mensagens essenciais desta narrativa – a contradição entre os estereótipos da época natalícia e a negação à solidariedade, as vicissitudes da solidão humana perdida na imensidão da Natureza, mas, ao mesmo tempo, a força e a luta para alcançar algo desejado. Porém, temos a certeza que, cada um à sua maneira aprendeu e (re)construiu uma história em que a personagem principal foi “Garrinchas “, um pobre e desprezado mendigo.
Finda a peça, foi tempo de os nossos alunos fazerem as suas apresentações e se tornarem personagens principais.
Cada turma teve o lugar de destaque, muito merecido. Entre canções, danças, poesia, teatro, música… fomos uma comunidade escolar feliz, onde as artes ajudaram fortemente a vivermos o espírito de Natal e os presentes simples oferecidos a cada criança contribuíram para reforçar os laços e o sentimento de pertença com a Escola.