Roda de livros

A escolha de um livro para ler e/ou requisitar não é um processo simples. Para ajudar os alunos, a professora bibliotecária da EB de Gândara dos Olivais realizou uma “roda de livros”.

Começou por questioná-los como procedem, habitualmente, e sugeriu-lhes que observassem com alguma atenção a capa, a contracapa e a lombada de um livro que lhes despertasse a atenção e que folheassem algumas das suas páginas, para verificarem se esse livro continua a interessar-lhes ou, então, se desejam largá-lo e passar para outro.

Para treinarem estas dicas, os alunos circularam à volta de um conjunto de livros dispostos com a capa para cima, observando-os, e, passados alguns segundos, escolheram um. Em seguida, puderam observar mais em pormenor outros elementos do livro e, caso considerassem que, afinal, não era do seu agrado, podiam trocar por outro.

Finamente, os alunos que desejaram contaram aos colegas a razão pela qual tinham selecionado o livro que tinham na mão, realçando o que lhes despertou a atenção.