“Para fazer o retrato de um pássaro”

A reação dos alunos – principalmente os mais novos – perante um livro com muitas páginas é, na maioria das vezes, de espanto!

Quando esse livro, além de ser “muito grosso”, não tem ilustrações, a reação é, muitas vezes, de desapreço!... Julgam as crianças que a falta de ilustrações será sinónimo de livro desinteressante para a sua idade…

Ora, este “mito” foi desfeito com a atividade de hoje!

Para iniciar, a professora bibliotecária exibiu o livro “Paroles”, de Jacques Prévert, que tem 375 páginas e não tem quaisquer ilustrações no interior. Perante algumas atitudes e comentários de desagrado, foi-lhes explicado que, perante um livro sem ilustrações, o nosso cérebro tem a oportunidade de dar asas à criatividade, pois põe-se a imaginar o que vai sendo lido, sendo que cada pessoa pode imaginar pormenores diferentes, perante a mesma narração.

Após a constatação de que se tratava de um livro de poesia (pela visualização de algumas páginas, onde perceberam a estrutura em versos), e a recordação do que seriam as badanas de um livro e leitura de alguns dados biográficos do autor, que aí constavam, foram desafiados para uma experiência…

Todos fecharam os olhos e ouviram a leitura de um dos poemas constantes nesse livro - "Para fazer o retrato de um pássaro" – e foram convidados a imaginar o que ia sendo lido.

Em seguida, foi-lhes explicado que um senhor de nome Mordicai Gerstein fez algo semelhante ao que tinham acabado de fazer e imaginou que ilustrações poderia criar a partir desse poema e, juntamente o referido autor, fizeram um livro.

A professora bibliotecária exibiu as páginas do livro da editora Kalandraka e os alunos foram apreciando, em silêncio, enquanto esta lia de novo os versos, à medida que surgiam neste mais recente livro.

O resultou foi um grande silêncio, acompanhado de expressões de deleite!

Como proposta de atividade de continuação, a realizarem nas suas salas de aula ou em casa, a professora bibliotecária sugeriu a ilustração de um quadro com o retrato de um pássaro (ao seu gosto ou seguindo as instruções dadas).