Dia Mundial da Leitura em Voz Alta | Livros censurados

Recordando, uma vez mais, os 50 anos do 25 de Abril de 1974 e o facto de, durante o Estado Novo, terem existido livros que foram proibidos e censurados em Portugal, as professoras bibliotecárias transmitiram a todos os docentes do AEM a proposta do Plano Nacional de Leitura (PNL), para a comemoração do Dia Mundial da Leitura em Voz Alta deste ano.

Um dos títulos constantes na lista partilhada pelo PNL, que elencava alguns dos livros que sofreram esta censura, tratava-se de "O soldado João", de Luísa Ducla Soares, que as professoras bibliotecárias sugeriram trabalhar.

A professora Filipa, que esteve provisoriamente a lecionar a turma de 1.º ano da EB de Barreiros, e a professora Natália, docente de Português do 5.º G, quiseram partilhar a forma como assinalaram este dia.

Na turma do 5.º G, promoveu-se, inicialmente, um diálogo enriquecedor sobre o conceito de censura (em particular durante o período político do Estado Novo) e a sua influência global, destacando-se casos emblemáticos de livros censurados, em todo o mundo, até aos dias de hoje. A atividade prosseguiu com a visualização de um vídeo elucidativo sobre o Estado Novo, fornecendo contexto histórico aos alunos. Em seguida, foi apresentada uma lista de obras literárias proibidas durante esse período em Portugal, incentivando-se a análise crítica e o debate entre os alunos. Para enriquecer a experiência, os alunos fizeram a leitura, em voz alta, da adaptação do livro "O soldado João". Após a leitura, realizou-se o reconto oral e uma breve exploração da narrativa, estimulando-se a expressão oral e a compreensão da respetiva mensagem.

Os alunos da turma 3, da EB de Barreiros, exploraram igualmente esta obra de Luísa Ducla Soares e ilustraram de forma muito bonita diversas partes da história, que em seguida de apresentam.